quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A produção em diferentes perspectivas teórico-metodológicas

Texto: A produção em diferentes perspectivas teórico-metodológicas


RESUMO

Este artigo descreve perspectivas teóricas e metodológicas para a produção textual. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a produção textual, verificando o ponto de vista lingüístico-discursivo, contemplando a perspectiva de práticas de ensino e de aprendizagem. Cada perspectiva apresenta uma maneira diferente de se trabalhar a produção textual. O artigo apresenta vantagens e desvantagens destas perspectivas, avaliando suas contribuições para o trabalho do professor em sala de aula. A perspectiva dita tradicional é aquela que, segundo o texto, pouco difere das práticas escolares que vigoravam desde a criação de escola em catedrais e igrejas. A perspectiva centrada no aspecto lingüístico contempla um estágio avaliativo pré-teórico, essas avaliações não tocam a competência textual. Percebe-se que se formula questões teóricas, mas estas não são inseridas nas ações de sala de aula. A perspectiva centrada no aspecto cognitivo, considera que ensinar uma língua é mais do que fazer com que sejam adquiridos automotismos, nesta perspectiva o indivíduo tem um papel de primeiro plano em sua aprendizagem. A perspectiva centrada na enunciação e no discurso surgiu a partir das teorias da enunciação e da pragmática. Ela apresenta a vantagem de não se fixar apenas nos aspectos lingüísticos ou cognitivos e propõe levar em conta a situação de uso e do discurso. A perspectiva centrada no discurso e no sujeito discursivo relativamente autônomo, propõe considerar não apenas a linguagem verbal, mas também as práticas sociais. A perspectiva da autonomia relativa na produção apresenta vários fatores que contribuem para a produção textual de forma mais abrangente. Apresenta-se uma proposta de produção ativa, abrindo-se espaço na sala de aula para ações opostas as práticas de reconhecimento e de reprodução, tão dominantes nas instituições de ensino e na sociedade. O texto enfatiza também, a importância do papel do professor dentro deste processo, pois é ele quem irá escolher qual perspectiva implantar em sua prática pedagógica. O artigo defende a necessidade de investigações, que interfiram nas situações e na formação, abrindo-se espaço para práticas que desloquem o leitor e produtor da posição de passividade.



Palavras-chave: Leitura- Produção- Perspectivas teórico-metodológicas

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