quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O ensino de produção textual com base em atividades sociais em gêneros textuais

Motta – Roth, D. O ensino de produção textual. Revista Linguagem em Discurso, vol.6, nº 3, Set/dez.2006


RESUMO


Este artigo apresenta uma abordagem sobre a importância de se explorar o gênero textual no processo de ensino de línguas, em especial, no ensino de produção textual. O objetivo do trabalho é encorajar o debate sobre as possibilidades pedagógicas da concepção de gênero textual para o ensino de produção textual, essa concepção pressupõe que os usos da linguagem sejam vistos como atividades sociais, que ocorrem em um dado momento imediato de situação dentro do âmbito mais amplo do contexto de cultura. Na primeira parte do artigo o texto apresenta a concepção de gêneros textuais e inclui também a perspectiva de linguagem adotada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Gêneros se constituem numa combinação de elementos em função da institucionalização de usos da linguagem, e por isso, emergem a partir da recorrência de usos da linguagem, por pessoas que compartilham de uma organização social. A perspectiva de linguagem dos PCNs é orientada para a vida social e , segundo o texto, se configura um avanço adotado na escola em que se ensinava de maneira descontextualizada conteúdos da gramática normativa. Na segunda parte, o artigo apresenta as orientações dos PCNs para o Ensino Médio, estes apresentam três orientações para o uso do termo gênero: Tipo de texto, Estratégia retórica e Evento institucionalizado.Dentro do artigo observa-se que ensinar linguagem é mais do que estudar estruturas da língua, pois se concentra em levar o aluno a desenvolver competências analíticas dos contextos de uso da linguagem, de modo a se tornar capaz de analisar discursos. A contribuição da noção de gêneros textuais para o ensino de linguagem deve chamar a atenção para se vivenciar na escola atividades sociais. O texto evidencia a importância de ensinar a produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais, afirmando que os alunos devem aprender maneiras de participar nas ações de uma comunidade. Uma prática pedagógica que contribua para o desenvolvimento, no aluno e no professor, da consciência crítica dos aspectos contextuais e textuais do uso da linguagem.


Palavras-chave: Gêneros textuais – Ensino – Produção textual

Um comentário:

Tânia Maria Moreira disse...

Oi, Renata!! Parabéns por teres conseguido registrar muito bem os resumos dos nossos trabalhos no teu blog.

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Tânia